Monday, November 27, 2006


Bela Vista participa do projeto Salas Verdes


Bela Vista na fronteira do Brasil com o Paraguai, terá implantado o projeto Sala Verde, no receptivo Ueze Zahran, na entrada do município fronteiriço, a iniciativa é da prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Imprensa.
O projeto é coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), em parceria com o CIDEMA – Consórcio das Bacias dos Rios Miranda e Apa, que tem como presidente o prefeito de Bela Vista, José Garibaldi da Rosa Neto (PDT).
O objetivo do projeto “Salas Verdes” é oportunizar um centro de informações ambientais, com entrada franca e contará com um monitor e um coordenador para atendimento gratuito ao público em geral.
Um computador com Internet e um acervo de livros e material didático sobre o meio ambiente estará à disposição dos visitantes da “Sala Verde”.
A Sala Verde atenderá em meio período, sendo que este espaço oferecerá atividades diversas de educação ambiental, como cursos, palestras, oficinas, vivências e campanhas. Inicialmente este espaço deverá atender 100 (cem) pessoas a cada bimestre dando assim suporte para que aconteça a ação desejada para desenvolver ou melhorar o conceito de educação ambiental de Bela Vista.
O secretário de Educação, João Kalife mencionou que “Bela Vista foi contemplada com a Sala Verde, com sua implantação estaremos oportunizando aos alunos e comunidade bela-vistense mais acesso às informações sobre o meio ambiente para melhor protegê-lo”.
O secretário de Turismo, Meio Ambiente e Imprensa, Luis Henrique Corrêa salientou que “a parceria do Cidema, DEA/MMA e a prefeitura de Bela Vista é muito bem vinda e chega em uma hora oportuna quando o Cidema e a administração do prefeito Garibaldi estão realizando a formação de educadores ambientais, que poderão colocar em prática os seus conhecimentos através da Sala Verde”.
Na justificativa para aprovação do projeto consta que Bela Vista localiza-se na região sudoeste do Mato Grosso do Sul e possui um grande acervo de riquezas naturais. Tendo como principal atrativo o Rio Apa, o qual é um dos afluentes do rio Paraguai, tornando-se assim uma linha divisória dos paises: Bela Vista Brasil e Bella Vista Norte Paraguai.
De acordo com o prefeito José Garibaldi, “é fundamental criar em nossa cidade um conceito de recuperação de nossos rios e córregos, é fundamental que se faça um trabalho para a conscientização das pessoas com relação á preservação das espécies, matas ciliares e dos rios já que o nosso abastecimento de água é feito através do rio Apa”.

No comments: