Saturday, November 25, 2006



Pesquisadora Analisa as “Rádios de Fronteira”


Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com*

Rádios binacionais, com programação em português, espanhol e guarani. Este foi o objeto de estudo da pesquisadora Daniela Ota, que apresentou sua tese de doutorado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o portal Universia, Daniela analisou, durante quatro anos, as chamadas “rádios de fronteira”, voltadas ao público residente nas cidades vizinhas de Corumbá (MS) / Puerto Quijarro (Bolívia), e Ponta Porã (MS) / Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Para a pesquisadora, as rádios bilíngües ajudam a promover a união entre as comunidades e a estabelecer um espaço à parte na vivência entre os países, criando o chamado “ser fronteiriço”, nem brasileiro, nem paraguaio, nem boliviano.
"O objetivo dessas rádios é criar um elo entre as comunidades, muitas vezes separadas por apenas uma rua", revela. "Nas transmissões radiofônicas, costumam se reportar à comunidade vizinha com sentimento de integração."
Neste contexto, os idiomas português, espanhol e guarani acabam se misturando, criando uma linguagem compreendida apenas pelos moradores locais. A programação musical é variada, adaptada ao gosto dos ouvintes: ritmos brasileiros, paraguaios, bolivianos e música internacional.
Por outro lado, estas rádios retratam, também, as diferenças de opinião em relação aos temas cotidianos da fronteira. "Em muitos casos, os locutores, principalmente os brasileiros, adotam uma postura crítica com relação ao governo paraguaio e boliviano", conta Daniela.
Recordista
Pouca gente sabe, mas nos anos de 1996 e 1997, o radialista Luis Henrique Corrêa, da Rádio Ponta Porã AM, ostentou o título de locutor mais rápido do mundo, certificado pelo “Guinnes Book of Records”.
Em apenas trinta minutos no ar, Corrêa atendeu 372 ligações no programa “Show de Prêmios”, o que dá a incrível média de um telefonema atendido a cada 4,8 segundos. Lile Corrêa, atualmente é secretario de Turismo, Meio Ambiente e Imprensa de Bela Vista (MS) na fronteira com Bella Vista Norte Paraguai, onde apresenta diariamente o programa Bom Dia Fronteira das 6h30 as 8h20 e no Sábado das 8h as 11h o programa Show de Prêmios, que o levou a Guinness Book, o maior livro de provas do planeta.

No comments: