Friday, November 17, 2006

Começa combate a febre aftosa na fronteira

Lile Corrêa*


O secretario de Desenvolvimento Econômico, de Bela Vista, Israel Chamorro, informou a Radio Fronteira FM 92,5 que a prefeitura bela-vistense firmou parceria com o IAGRO/MS para o combate a febre aftosa na fronteira do Brasil com o Paraguai.
É a terceira campanha em conjunto que a municipalidade, através da SMDE, Sindicato Rural de Bela Vista e o IAGRO realização para a vacinação de agulha oficial gratuita aos pequenos produtores para combater a febre aftosa no município.
Segundo o secretário Israel Chamorro “estou realizando pessoalmente a conscientização dos pequenos produtores sobre a importância da vacinação anti-aftosa, no ano passado em novembro (2005) conseguimos vacinar cerca de dez mil cabeças de gado”.


Cronograma de vacinação

A vacinação contra a febre aftosa começa no dia 20 de novembro na região da Cancha no Parque de Exposições Rio Apa, já nos dias 21,22 e 23/11 a vacinação ocorrerá na região da Água Doce nas chácaras: do Israel Chamorro, Silvio Dias, João Chamorro, Dario Miranda e Letizia Murano.
No dia 24/11 no bairro Cerradinho; dia 25/11 na Vila Côco; 27/11 a 1o de dezembro no Assentamento Caracol na fazenda Angiquinho e nos lotes do Newton, Arguelho, Isau, Roque, João Lima, Iber, João Ramires, Argeu Peralta, Amoroso, Alcebíades, Deassis.
Já no dia 02/12 a vacinação acontecerá nas Caieiras e Assentamento Santa Marina. Nos dias 4 a 7/12 no distrito Nossa Senhora de Fátima (Cativi), no dia 8/12 no Assentamento Ressaca, no dia 9/12 vacinação no Guaviral, Preguiça e Machorra; dia 11/12 no Assentamento Barra do Itá e Alto Sapucay e no dia 12/12 na Aldeia Piracuá e Dama Cuê.
A campanha visa vacinar contra a aftosa todos os bovinos e bubalinos até dois anos, além de vacinar contra raiva os animais que não foram vacinados na etapa de maio de 2006.
O secretario Israel Chamorro solicitou que “os pequenos produtores permaneçam nas suas propriedades durante as datas citadas, pois somente os funcionários autorizados do IAGRO estarão fazendo a vacinação”.
Dra. Claudia Loureiro Pinheiro Lino, representante do IAGRO, em documento enviado a SMDE alertou que “as vacinações contra a febre aftosa, nas campanhas oficiais, raiva, uma vez ao ano e brucelose em fêmeas de 3 a 8 meses, é obrigatória, o não cumprimento desta determinação incorrerá em interdição da propriedade e multa”.


Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que infecta todos os animais de casco fendido. Ela aparece rapidamente em populações susceptíveis através de vários meios de transmissão.
A principal forma de transmissão, em condições naturais, se dá através de aerossóis que penetram pelas vias respiratórias. O período de incubação do vírus é de 2-8 dias.
A febre aftosa foi descoberta na Itália no século XVI. Já no século XIX, a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América. Com o desenvolvimento da agricultura houve também uma grande preocupação em controlar esta enfermidade e no início do século passado vários países decidiram combatê-la. A enfermidade agora está presente de forma endêmica em algumas regiões da Ásia, América do Sul, África e no Oriente Médio. Surtos da doença tem ocorrido em alguns países como Grécia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Japão e recentemente, no Reino Unido. Os prejuízos são causados pelas perdas diretas devido aos sinais clínicos, com conseqüente queda na produção, e pelas perdas indiretas através dos embargos econômicos impostos pelos países importadores.


No comments: