Wednesday, November 22, 2006

Karateca sul-mato-grossense esta no top do ranking mundial
Lile Corrêa*

O Karateca sul-mato-grossense, professor Roosevelt Barbosa participou nos dias 10 a 12 de novembro, em Cuiabá no estado do Mato Grosso, no ginásio da AABB, do 5o Campeonato Inter estadual de Karatê inter estilos. A realização do evento esportivo esteve a cargo da Federação Mato-grossense de Karatê, presidente Silvio Rodrigues, mestre 3o Dan.
Participaram da competição Mato Grosso, Rondônia, Pará e Mato Grosso do Sul, cerca de 200 atletas competiram nas modalidades de kumitê (combate) e kata (forma) nas categorias mirins, infantis, juvenis e adultas.
O professor Roosevelt Barbosa, 6o Dan, foi condecorado com o diploma de “Honra ao Mérito” em reconhecimento “aos seus relevantes serviços prestados ao karatê e as demais artes marciais, não tendo medido esforços para elevar o karatê brasileiro ao local mais alto do podium nas competições ao redor do mundo”, consta no diploma que leva as assinaturas do presidente da WKFU/USFKG, diretor do Bloco Sul-americano IKGA, Miguel Yoshiro Watanabe, 7o Dan; e Pedro Moreira Lima, 5o Dan, presidente da WKFU/IKGA (Internacional Karatê- Do Goju Kay Associon), entidade oficial cadastrada na comunidade olímpica brasileira, instituição em operação baseada nas leis dos países que mantém vínculos com o Brasil.
Professor Barbosa, representou o Mato Grosso do Sul e Bela Vista, no evento esportivo. Ele é sargento do Exército Brasileiro, lotado no centenário Regimento Antônio João, 10o R C Mec, e conta com o apoio e incentivo do comandante da unidade militar, Tenente Coronel Leonardo Pfeifer Macedo e o prefeito de Bela Vista, José Garibaldi da Rosa neto (PDT) nas competições.
Segundo o karateca professor Barbosa “a competição foi muito proveitosa e através deste resultado somei mais pontos para a minha posição como primeiro no ranking mundial na minha categoria, faixa preta acima de 4o Dan”.

Títulos

Professor Barbosa é o karateca de Goju Ryu 6º Dan que mais títulos conquistou no Brasil, em 26 anos de carreira, cerca de 26 títulos.
Entre os títulos contabilizados para o recorde estão: heptacampeão carioca de karatê (1980/82/83/85/87/90 e 95); tri campeão roraimense (2002/03/05); campeão gaúcho (1998); nove vezes campeão brasileiro (1981/83/87/91/95/98/2004/05/06); penta campeão sul-americano (1989/93/94/2001/04); campeão pan americano (2003); terceiro lugar no campeonato mundial em Tóquio no Japão (1995); quinto lugar campeonato mundial em Frankfurt Alemanha (2004); terceiro lugar mundial em Rotherdan (Holanda). Professor Roosevelt Barbosa em 2005 foi nomeado coordenador regional do Norte/ Centro Oeste, (professor mais graduado de toda região norte e centro oeste) integrando a seleção brasileira oficial de karatê.

No comments: