Monday, December 11, 2006

Romeiros do MS visitam a Padroeira do Brasil


















O segundo maior templo católico do mundo, menor apenas do que a basílica de São Paulo, no Vaticano, a “Basílica Nova” de Nossa Senhora Aparecida no vale do Paraíba, em São Paulo recebeu nos dias 8, 9 e 10 de dezembro romeiros do Mato Grosso do Sul, oriundos das cidades de Bela Vista, Antônio João e Ponta Porã. Foram 1.250km da fronteira, do Brasil com o Paraguai, até Aparecida do Norte, entre orações, cantos, sorteio de prêmios, amigo secreto, partilha do pão, e aos pés da Mãe de Deus o “agradecimento das bênçãos alcançadas durante o ano” e na sala das promessas a colocação dos nomes dos amigos, familiares, ouvintes, patrocinadores, leitores e todos aqueles “que nos encomendaram orações de curas, libertações e graças”.
A Basílica Nacional de Aparecida tem capacidade de abrigar 75 mil pessoas e possui a forma de uma Cruz Grega (de braços iguais) com naves que possuem uma altura de 40 metros. A cúpula mede 70 metros de altura e 78 metros de diâmetro, sendo que sua torre mede 100 metros de altura. Possui área construída total de 23.000 m² (sendo cobertos 18.000 m²) e têm capacidade para 45.000 fiéis dentro da basílica e 4.000 ônibus e 6.000 carros nos 272.000 m² de estacionamento. Para a sua construção foram gastos 25 milhões de tijolos e 40.000 m³ de concreto. O projeto da basílica é de autoria do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. A "Basílica Nova", começou a ser construída em 11 de novembro de 1955 e foi inaugurada em 4 de julho de 1980 quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a CNBB elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional.
Na sexta-feira (8/12) na Missa das 16 horas na Basílica de Nossa Senhora pelo menos 8 mil pessoas participaram da celebração em honra a Imaculada Conceição. Já no sábado (9/12) começaram a chegar as caravanas mais de trinta mil pessoas, na Missa das 6h a basílica já abrigava um grande numero de romeiros. No domingo (10/12) por volta das 5h da madrugada mais de 40 mil pessoas tomaram conta do pátio da Basílica, a passarela da Fé que ligam a Basílica atual com a antiga, estava completamente tomada de romeiros, alguns de joelhos percorreram todo trajeto.

No comments: