Friday, November 24, 2006


Prefeito Garibaldi participa de projeto de Meio Ambiente

Lile Corrêa*

O prefeito de Bela Vista. José Garibaldi da Rosa Neto (PDT) participou na manhã de sexta-feira (24/11) da culminância do projeto de meio ambiente que foi realizado desde o mês de julho nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Bela Vista, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Na abertura das apresentações, na escola Dr. Joaquim Murtinho, fizeram parte da mesa das autoridades o prefeito Garibaldi, Vera Lúcia Siqueira do Prado representando o secretário de Saúde, João kalife (que se encontra em tratamento de Saúde); diretora da escola Dr. Joaquim Murtinho, professora Orlanda Freitas dos Santos; secretário de Meio Ambiente de Bonito, biólogo Edmundo Costa Júnior; Núcleo de Meio Ambiente de Jardim, o biólogo do NUMA, Carlos Piazer.
Estiveram presentes ainda os vereadores: Dr. Zinho e Afonso Garcia Leite; secretários municipais: Vera Salomão, Luis Henrique Corrêa, Ildefonso Pinheiro, Nélio Diório, entre outros.
Para o prefeito Garibaldi “falar de meio ambiente é falar da vida,nossa administração investe na educação, saúde e assistência social, pois através da educação de qualidade que estamos semeando bons frutos para colhermos ótimos cidadãos”.
O projeto de conscientização ambiental da prefeitura municipal de Bela Vista, conta com o apoio da escola estadual Dr. Joaquim Murtinho, SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, Policia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária, Reciclebel e CIDEMA – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Miranda e Apa.
Premiação
Na solenidade as autoridades presentes realizaram a entrega da premiação do 2o lugar das categorias de desenho e redação com kit escolar do concurso realizado pela secretaria municipal de Educação, com o tema “Água para vida, água para todos”, sendo que o ganhador do 1o lugar foi premiados com uma viagem para Campo Grande na excursão WWF-Brasil.
Na categoria redação foi premiada os alunos: Simone Pucheta Chimenes (escola Perpétuo Socorro), Elizandra Game (escola Pedro Ajala), Priscila Maidana Rodrigues (escola Mario Mendes Gonçalves), Ramão Junior Matos (escola Tupi de Almeida Mello).
Na categoria desenho recebeu premiação, os alunos: Glenda Moraes (escola Perpétuo Socorro), Leonardo Mendes (escola Perpetuo Socorro), Lindinéia (escola Clovis Marcelino de Oliveira), Tamires Faria dos Santos (escola Mário Mendes Gonçalves), Juliana Rodrigues (escola São Clemente), Camila da escola Tupi de Almeida Melo que foi a escola vencedora com a melhor redação, ganhando kit esportivo. A escola São Clemente com o melhor desenho também recebeu kit esportivo como premiação.
O presidente do CODEMA de Jardim, o ambientalista Dr. Marcus Ruiz (Karai M´barete) falando fluentemente guarani e português, fez um relato do seu trabalho em defesa do meio ambiente.
O secretario de meio Ambiente de Bonito, fez uso da palavra e fez a entrega de mudas de plantas nativas para as diretoras de escolas presentes.
Apresentações
A primeira apresentação foi do CEIM Walter Escobar Nunes, com a música “o encanto da natureza”.
Na segunda apresentação o CEIM Dona Zifa com o teatro “Qualidade Social na Educação Infantil: preservação do meio ambiente”.
A seguir aconteceu a apresentação da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a dança Papagaiada (Lia Mayo) e o teatro “o inimigo da natureza”.
CEIM Criança Feliz com o teatro “Criação do Mundo”; escola Clovis Marcelino de Oliveira com explanação no Data Show e apresentação do Coral da escola.
No período da tarde apresentaram-se as escolas: Jarbas Passarinho com teatro sobre o lixo; CEIM Zulmira Ossuna com a música “O cravo e a rosa”; escola da Aldeia Piracuá; escola Barra do Itá com explanação de slides; CEIM Irmã Angelina com a música “As árvores”; escola Pedro Ajala com a música “Planeta Terra”; Santa Marina com a explanação de slides “vamos preservar os nossos rios Apa e Piri”; escola São Clemente apresentou o Jogral “Rio Apa”; encerrando as apresentações ginástica rítmica e a dança “a camisa e o botão”.

No comments: