Monday, June 07, 2010

PROGRAMA SHOW DE PRÊMIOS - TERÇA 8 de JUNHO de 2010
Celebramos nesta terça Dia Mundial dos Oceanos, Dia do Citricultor, Dia de Maomé, Dia do Jornal Presbiteriano, Dia da Consolidação da Autonomia Política do Distrito Federal, Dia do Bairro do Brás em São Paulo.
No Japão é o Dia da Troca das Escovas de Dente e Dia do Cordão Umbilical.
Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas.
O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar. Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.
Dia do Citricultor
A citricultura é a cultura de frutas cítricas, como a laranja, a tangerina e o limão.
O dia do Citricultor foi criado em 1969. De lá pra cá, a citricultura brasileira se desenvolveu muito: a tecnicidade e a capacitação trouxeram certa estabilidade e respeito para o setor, que hoje é um motivo de orgulho para a economia brasileira.
Um dos desafios da citricultura é o manejo dos pomares, pelos cuidados que exigem as frutas.
A laranjeira é uma planta que necessita de tratos intensivos, investimentos e técnica para, somente após quatro anos, começar a produzir.
Assim, essa cultura demanda maquinário e tecnologia para garantir a qualidade dos produtos, coisa que o país está disposto a concretizar com altos investimentos no setor.
Maomé
Líder religioso árabe (570-8/6/632). Fundador do islamismo. Nasce em Meca, na atual Arábia Saudita, com o nome de Abulqasim Mohamed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashim. Órfão muito cedo, é criado por um tio. Aos 12 anos, conhece um monge cristão que lhe ensina a fé em um único Deus. Adota a crença por se sentir incomodado com a idolatria e os excessos cometidos pela sociedade de Meca. Aos 25 anos, casa-se com uma rica viúva e passa a gerir seus negócios, reservando, porém, boa parte do tempo a meditações. Segundo a doutrina islâmica, em 610 a.C. ele ouve a voz do arcanjo Gabriel enquanto medita no Monte Hirã. Ele deve aprender e repetir os ensinamentos contidos no Alcorão, que lhe serão revelados por Deus. As pregações de Maomé sensibilizam os mais pobres e desagradam às classes dominantes de Meca, o que o obriga, em 622 a.C., a fugir para Iatribe, que passa a se chamar Medina (cidade do profeta). Torna-se chefe religioso, político e militar após negociar a paz entre as tribos árabes de Medina. Com o apoio delas, consegue conquistar Meca pouco tempo depois. Morre deixando a comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada sob os preceitos do Alcoão.
Aniversário da CBF
Fundada no Rio de janeiro a 8 de junho de 1914, inicialmente com o nome de Federação Brasileira dos Esportes, em 06 de dezembro de 1916, foi registrada como CBD – Confederação Brasileira de Desportos e por decisão de Assembléia, de 26 de janeiro de 1981, passou a se chamar Confederação Brasileira de Futebol, mais conhecida como CBF.
Noticias:
A cratera com 60 metros de profundidade que surgiu na cidade da Guatemala, na América Central, e engoliu um edifício inteiro, pode ter sido causada pelo mesmo tipo de acidente geológico que formou o "Buraco das Araras", no município de Jardim (MS).Em Mato Grosso do Sul, a cratera é bem maior que a guatemalteca.
O Buraco das Araras tem 500 metros de diâmetro e 127 de profundidade e recebeu esse nome por causa da quantia de araras que habitam o local. No fundo existe um ecossistema próprio e até um lago onde vivem jacarés.Esse tipo de fenômeno é chamado dolina pelos geólogos e a cratera de Bonito é apontada como a maior da América Latina.
Outros estados brasileiros como o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso também possuem dolinas, mas sempre em tamanho menor.
Segundo os especialistas, as crateras geralmente surgem em regiões que possuem o solo formado por rochas calcárias, como é o caso de Jardim e de toda a Serra da Bodoquena.
A Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (FENAFRA) chega em 2010 a sua VII edição e acontecerá no período de 16 a 20 de junho, às margens do Lago Paranoá em Brasília. O evento receberá expositores de todo o Brasil e tem público estimado de 200 mil pessoas. Na Feira deste ano o Estado será representado por 22 empreendimentos agroindustriais.
A ACODECOL, que hoje é presidida por Bento Afonso Oliveira de Souza e Vice-presidente Liziane Bomfim fará a sua primeira participação na FENAFRA, que está em sua 7º edição.
Em apenas 3 anos de funcionamento o Laticínio Caracolac tem percorrido o Estado de MS, já participou de outras importantes feiras de exposições da agricultura familiar, como a Expo MS na cidade de Campo Grande e Showtec em Maracaju.
O Moto Road 2010, o maior evento motociclístico da América do Sul e que este ano vai ser realizado na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), de 23 a 26 de setembro, vai prestar uma homenagem ao ator e diretor Dennis Hopper, morto no último sábado (29 de maio) em sua casa, em Venici, na Califórnia. Hopper além de dirigir o clássico cult, Easy Rider (Sem Destino), em 1969, foi o principal parceiro de Peter Fonda no filme que teve grande sucesso e marcou toda uma geração. O filme histórico lançou o hoje famoso ator Jack Nicholson.
Segundo a Organização do evento, realizado do Moto Road por 12 anos consecutivos, em uma edição do evento contou com a participação de Peter Fonda.